Fim do suporte ao Windows XP afeta 95% dos caixas eletrônicos no mundo

Além de empresas e usuários domésticos, o fim do suporte da Microsoft ao Windows XP pode afetar também os caixas eletrônicos. Uma pesquisa da empresa NCR, líder em tecnologias para transações financeiras, revelou que 95% das máquinas de sacar dinheiro, em todo o mundo, ainda são equipadas com a versão do sistema operacional que será “encerrada” em breve pela fabricante de software.

Suporte a Windows XP e Office 2003 termina em abril; saiba o que muda

Em abril, a Microsoft vai parar, oficialmente, de oferecer suporte ao Windows XP. Com isso, os usuários que ainda possuem o sistema não poderão mais contar com o auxílio da empresa para defeitos ou problemas de segurança. O Microsoft Security Essentials seguirá funcionando até 2015 para evitar malwares, mas o sistema não receberá novos updates com melhorias de desempenho ou segurança.

Caixas eletrônicos ainda usam o Windows XP (Foto: Reprodução/Pmgee) (Foto: Caixas eletrônicos ainda usam o Windows XP (Foto: Reprodução/Pmgee))Caixas eletrônicos ainda usam o Windows XP (Foto: Reprodução/Pmgee)

Ou seja, os caixas eletrônicos que utilizam o sistema poderão ficar mais expostos a bugs e aos ataques desenvolvidos após o fim do suporte da Microsoft ao Windows XP. Segundo dados da NCR, a maioria das máquinas usa a versão completa do sistema operacional, enquanto outra pequena parcela tem uma versão com garantia estendida até 2016 da plataforma.

De acordo com o site Bloomberg Businessweek, bancos como JP Morgan, nos Estados Unidos, e diversas outras companhias no Brasil e em todo o mundo, estão criando planos personalizados com a Microsoft para aumentar o prazo antes do fim do suporte ao Windows XP. Porém, a migração para outro sistema operacional pode ser demorada e esta é uma corrida contra o tempo.

Ao ser procurada pelo TechTudo, a FEBRBAN (Federação Brasileira de Bancos) informou que não tem disponível nenhum estudo recente sobre o assunto. Porém, o grupo trabalha na evolução do serviço.

A tendência é de que o Windows 7 seja o escolhido pela grande maioria das instituições bancárias para substituir o Windows XP nos caixas eletrônicos. Mas, segundo uma das principais fornecedoras de software e segurança para ATMs (automated teller machine), a KAL, as mudanças nos caixas eletrônicos serão a médio prazo. Até abril de 2014, data do fim do suporte ao Windows XP, seus especialistas acreditam que apenas 15% das máquinas tenham realizado a transição de plataforma.

Fonte: TechTudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s