Obsolescência programada: o que é

Olá amigos!
Já aconteceu de quebrar algo na sua casa – como geladeira, TV, celular, câmera fotográfica ou impressora, etc – e o conserto ser mais caro do que a aquisição de um produto novo?
Isso não ocorre por acaso. É parte de uma estratégia de negócios, aliada ao marketing e ao crédito, e chama-se “obsolescência programada”. A decisão consiste em idealizar um produto visando a redução de seu ciclo de vida:  os bens são propositalmente pensados para quebrarem e se tornarem obsoletos após um período curto de tempo, induzindo o consumidor a efetuar uma nova compra. Essa estratégia tem uma série de implicações sociais, econômicas e ecológicas, que são discutidas no vídeo.

Vale a pena reservar uma hora para assistir o documentário abaixo:

Até a próxima!

Por Juliana Cruz

Anúncios

2 pensamentos sobre “Obsolescência programada: o que é

  1. Bem interessante o documentário, bem na linha do Zegeist-Addendum . Talvez um dos maiores problemas que ele revela é a falta de noção que temo de como a maioria dos objetos do dia dia funciona e é fabricado, o que nos torna escarvo dos próprios objetos. Talvez por isso eu goste de programas como Undercover Boss e Mundo de Beakman, cada um a seu jeito mostrando como as coisas funcionam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s